segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Teatro e Fé: Marcam a festa de São Sebastião 
em Barra de Caravelas.    

Há quase cem anos a comunidade católica de Barra de Caravelas, festeja o santo guerreiro.

As ruas da comunidade se transformam em uma grande arena, onde crianças, jovens e adultos se vestem com trajes característicos para encenar uma guerra, que representa trechos da vida de São Sebastião.  
As  comemorações teve inicio no dia 01 de Janeiro, com a puxada do mastro saindo da praia do Grauçá até a  praça Nossa Senhora da conceição, no centro do Povoado acompanhado por centenas de pessoas. 
 A festa de do santo na Barra é cheio de significados, o que torna o festejo ainda mais especial. Um misto de religiosidade, folclore e devoção agita os fieis. Foram  dois dias de atividades religiosas, no sábado as 17:00 horas, mouros e cristãos, fizeram a primeira embaixada na porta da igreja, em seguida os soldados entraram em guerra, jovens se enfrentam com espadas de aço, até o forte, onde fica a imagem do santo e mais uma vez é dada uma nova embaixada. E novamente voltam a se enfrentar.
 A noite  aconteceu o culto o religioso presidido por leigos, o coral Josc entoou  os cantos abrilhantando ainda mais a celebração. No domingo pela manhã realizada à santa Missa, presidida pelo Padre Wanderley Oliveira, cantada pelo coral de N. Senhora da Conceição, e contou com a presença dos devotos e muitos fieis que vieram de varias partes do país.   A tarde às 18:00 horas teve inicio a procissão com a imagem, em estilo barroco do século 16. Sendo acompanhado por uma multidão de devotos. O encerramento aconteceu com a tirada do pique, que foi tomado pelo novo festeiro que fica responsável pela organização da festa do próximo ano.







































Fotos: Edvaldo Souza e Girlândia Rodrigues

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Bloco das Piranhas sai às ruas da Barra


O Carnabarra aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro na Barra de Caravelas, muitas  atrações agitaram a galera durante os três dias de festas. O tradicional bloco das piranhas vai as ruas da Barra levam centenas de homens a se transvestirem. Vestidos de fantasias femininas extravasam alegria pelo percurso do evento. Durante o desfile o bloco é acompanhado pelo o grupo de Marchinha, “PIRANHACHA”, resgatando as boas músicas dos antigos carnavais. Se você ainda não curtiu o bloco das piranhas da Barra durante o Carnabarra, venha no próximo ano traga sua fantasia e divirta-se. 

















































Fotos: Edvaldo Souza