segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Homem de Ação: "João da Padaria"
Foto: Antonio Emídio
 empresário e morador de Ponta de Areia, João da Padaria, vem realizando durante muito tempo no distrito, pequenas atividades voltadas para a jardinagem que dão um colorido todo especial às ruas do município.
Já foram feitas obras na estreada Ponta de Areia/ Caravelas como, arborização, Banco para descanso de pedestre em frente a Praia do Kitongo, o Banco do Caroneiro, Espaço para Musculação ao lado Ponte. E mexendo com imaginário das pessoas criou o Porto das Garças, uma alusão as garças que vivem em torno dos manguezais caravelenses. Agora suas criações chegou a Barra de Caravelas. E também  valorizando a cultura local, João contratou o jovem pintor e artista plástico Laércio Freitas, para retratar em painel exposto na praça Ary Leite, na Barra de Caravelas, a antiga pratica artesanal da pesca de Rede grande. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Idealizador João da Padaria, a comunidade da Barra, em através deste meio de comunicação agradecer e parabeniza-lo pela homenagem feita a comunidade pesqueira local.





sexta-feira, 26 de outubro de 2012

 Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2012

A Co-Catedral de Santo Antonio, estará realizando neste sábado a partir das 17:30 o Círio de Nazaré.
A berlinda de Nossa Senhora saíra da Igreja Santo Antonio em carreata com destino a Barra de Caravelas. Onde acontecerá  a Santa Missa, co-celebrada pelos Padres Wanderley Oliveira e João Carlos. No domingo haverá pregação e reza do terço na igreja Nossa Senhora da Conceição em Barra de Caravelas, com pregação da palavra de Deus, em seguida os devotos sairão com destino a Ponta de Areia, ao som de trio elétrico e muita música mariana, tocadas por músicos da paroquia e comunidades. Após passar pela comunidade são Benedito, o destino final do cortejo é a igreja Santo Antonio no centro da cidade lá acontecerá uma grande celebração de encerramento.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Empreguetes farão participação em especial de Roberto Carlos

Foto: listas.terra.com.br
Após o grande sucesso da novela Empreguetes, as protagonistas conseguiram mais uma conquista muito importante, o que é o sonho de muitos cantores agora será realidade para o trio. Quem gostava das Empreguetes Cida, Penha e Rosário  poderá  rever as cantoras da novela 'Cheias de Charme' em ação, mais uma vez. Segundo o blog de Patrícia Kogut, Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond vão reviver as personagens em mais uma apresentação.Segundo a publicação, desta vez, o trio de cantoras fará uma participação no especial de fim de ano de Roberto Carlos, na Globo. O acerto foi feito quando a novela das 19h ainda estava no ar e mantido em sigilo.

Fonte: http://www.cocobongo.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012


TSE poderá realizar sessões extraordinárias para julgar processos das Eleições 2012


“talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.

Segundo o site do TSE, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, comunicou aos ministros da Corte que poderá convocar sessões extraordinárias no dessa  semana para fazer frente à demanda de recursos pendentes de julgamento. A declaração foi feita na quinta-feira (11), antes de encerrar a sessão plenária. Ainda segundo o site, ela informou que concluirá o levantamento do quadro de demandas neste final de semana e que, dependendo do volume de processos estocados, “talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.

Esse ano foram  mais de 480 mil pedidos de registro de candidatura de pessoas que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012. recebidos pela Justiça eleitoral.

Esses pedidos foram analisados pelos juízes eleitorais e os recursos, encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados. Após o julgamento dos recursos pelos TREs, cerca de oito mil candidatos recorreram novamente, agora ao Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos, que chegaram ao TSE a partir de setembro, vêm sendo julgados nas sessões plenárias, que ocorrem às terças e quintas-feiras, e diariamente, de forma individual, pelos ministros que integram a Corte.


Fonte: http://www.tse.jus.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Cadê os nossos representantes?


Foto da Web.
No mês de outubro todos os brasileiros foram convocados a escolherem seus representantes no poder público “executivo e legislativo”. Todos nós exercemos a democracia através do direito do voto. Democracia, “Demo/povo+cracia/poder” quer dizer que é a junção de “povo e poder”, ou seja, ao pé da letra a palavra democracia quer dizer ‘poder do povo’. 
Se está conosco o poder porque somos obrigados votar? Eis o contraditório. Não deveria está conosco a escolha de abdicar ou não desse direito e não tê-lo como dever?  Por lado também é nosso obrigação cumprir a lei e, fazemos isso com muito orgulho. Quando entramos num processo político cada um escolhe seu lado como em um campeonato, cada pessoa  tem o seu time, veste sua camisa e parte pro jogo. Mas, todo torneio tem suas regras, é necessário que aqui também, paremos para observar e respeitar as regras impostas nesse jogo. 
Estamos falando de eleição e sabemos que Caravelas tem 13.610 eleitores aptos, assim como tivemos 82 candidatos a vereadores e 3 candidatos a prefeito. Todos colocaram seus nomes à apreciação do povo, portanto o juiz desse jogo será sempre o povo. Está em suas mãos o poder de veto, assim como o de aprovação e isso aconteceu. Porém às vezes nos falta saber usar do bom senso quando procuramos escolher nossos candidatos ao devemos procurar conhecer sua historia de vida e o comprometimento que essas pessoas têm com nossa cidade ou nosso distrito. É bom sabermos que as pessoas fizeram suas escolhas se são acertadas só saberemos no decorrer do tempo torcemos que sim. A nota triste fica por conta de nossa comunidade talvez tenha falta uma melhor avaliação do quadro político em Barra de Caravelas é interessante como de repente a Barra passou a vista e visitada por tantos postulantes ao poder e munidos de grana procuraram mudar brio de nossa gente. Tamanha foi essa invasão que dos 4 candidatos a vereadores e quem sabe representantes da Barra na câmara municipal não puderam chegar porque saíram daqui 524 votos foram atribuídos a candidatos de outros distritos, sendo apenas 466 para os serem distribuídos entre os vereadores locais. Agora só nos resta fazer apenas uma pergunta cadê nossos representantes? Triste é sabermos da resposta a Barra decidiu por não tê-los. 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Governador cancela adesão da
Bahia ao horário de verão em 2012
Jaques Wagner chegou a anunciar a participação do estado na medida. 
          Imagem: kitsegifts.com.br

Segundo site G1-BA a solicitação do governador ao ministro de Minas e Energia Edison Lobão se deu por causa da  rejeição da população à mudança.

O governador Jaques Wagner cancelou a adesão da Bahia ao horário de verão em 2012. De acordo com a assessoria de Wagner, na terça-feira (9) o governador esteve em Brasília com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e solicitou a não participação do estado na medida que visa reduzir o consumo de energia. Ainda segundo a assessoria, um ofício será encaminhado ao Ministério nesta quinta-feira (11) para registrar a não adesão da Bahia.
A justificativa para o cancelamento da participação do estado no horário de verão seria a rejeição da população, informou a assessoria. Uma pesquisa encomendada pelo governo apontou que 60% da população baiana é contrária à adesão no horário de verão. Na quarta-feira (10), Jaques Wagner teria recebido ainda representantes das centrais sindicais pedindo que a Bahia ficasse fora da medida por causa das queixas dos trabalhadores.
Jaques Wagner chegou a anunciar no domingo (7) a adesão do estado ao horário de verão. "O horário de verão foi uma discussão do ano passado, quando voltou a ser adotado, portanto isso está mantido para este ano. Nós precisamos consolidar e depois avaliar, inclusive com a população. Eu creio e repito que a Bahia é parte do Brasil, que adota um horário, e eu creio que, mesmo com alguns sacrifícios, a gente tenha que acompanhar a decisão tomada por Brasília, pelo Governo Federal", disse na ocasião.
Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar do horário de verão. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período. 

Fonte:http://g1.globo.com/bahia

Justiça afasta vereadores de Itabuna inclusive o prefeito eleito.

segundo o site estadão nessa quarta-feira (10), o  juiz Eros Cavalcante Pereira, da comarca de Itabuna (BA), determinou, por meio de liminar, o afastamento de todos os 13 vereadores do município, suspeitos de desviar verbas de diárias de viagens. A decisão acolheu pedido do Ministério Público (MP), que processou os legisladores, além de 14 assessores parlamentares da Câmara por improbidade administrativa. Os suplentes foram convocados para assumir os mandatos durante as investigações.

De acordo com a denúncia do MP, os vereadores gastaram R$ 259 mil em inscrições em cursos e em diárias de viagens não comprovadas em dois anos. No texto, o promotor Inocêncio de Carvalho afirma ter contatado companhias aéreas, hotéis e pousadas apontados pelos acusados como local de hospedagem sem que fossem confirmadas as viagens ou as permanências nos lugares na maioria dos casos.
Todos os vereadores afastados são candidatos na próxima eleição. Onze deles concorrem à reeleição e os dois restantes, Vane do Renascer (PRB) e Wenceslau Júnior (PC do B) formaram uma chapa majoritária, candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Ambos alegam perseguição política. Vane afirma que participou das viagens e dos cursos que listou em suas prestações de contas. "Estranho a forma como as coisas estão sendo feitas, nem me chamaram para que eu pudesse comprovar as viagens", diz. Seu candidato a vice tem discurso semelhante, mas afirma que vai denunciar o promotor à Corregedoria do MP. "É uma tentativa de prejudicar a candidatura", alega.
Acompanhado de Wenceslau, Vane diz que não há “nada de errado” l Foto: Blog Pimenta O juiz Antônio Carlos Moraes, da 2ª Vara Crime, determinou o afastamento dos 13 vereadores, além de 14 servidores da Câmara de Itabuna. O afastamento foi solicitado pelo Ministério Público e todos são acusados de desvio de recursos públicos através de
Nesta quarta-feira (10) houve o cumprimento de mandado de busca e apreensão nos gabinetes de todos os vereadores, através de uma ação comandada pelo delegado regional Moisés Damasceno e teve acompanhamento de quatro promotores públicos.
Entre os afastados estão o prefeito eleito Vane do Renascer (PRB) e Wenceslau Júnior (PCdoB), vice-prefeito eleito. Os dois são vereadores atualmente. Segundo o juiz Antônio Carlos Moraes, o processo ao qual os acusados respondem não compromete a posse referente ao resultado do pleito do último domingo (7).
O prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer (PRB), definiu como constrangedor o afastamento dos 13 vereadores itabunenses na ação de investigação da “Farra das Diárias”. Para ele, a ação penal do Ministério Público “coloca todos os vereadores no mesmo nível”, mas disse estar tranquilo por ter prestado contas das diárias utilizadas.

fonte: http://www.estadao.com.br