sexta-feira, 25 de abril de 2014

Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição Realiza Semana Santa e Emociona Fieis Barrenses. 

Foto: diário da Barra
A comunidade católica nossa senhora da conceição Barra de caravelas, Paróquia Santo Antonio, abriu as comemorações da semana santa no domingo, 10/04, com a “Missa de Ramos”, a primeira concentração foi na Praça Ary leite, onde o padre Vanderlei Oliveira, realizou os ritos iniciais. 

Os ramos não faltaram levados de casa ou recolhidos pelo caminho, todos os fiéis partiram em procissão até a Igreja. 
Assim os católicos iniciam a ultima semana, vivida por Jesus Cristo, nesse mundo, e o primeiro passo foi à entrada dele em Jerusalém. 
Durante toda a semana, os católicos barrenses puderam viver os últimos passos da vida de Jesus, todas as celebrações foram realizadas e dirigidas por leigos, Ministros da Palavra, da própria comunidade. Os religiosos viveram cada momento com muita fé.

Na sexta-feira Santa que o dia em que Cristo cumpriu sua missão de da vida pela a humanidade, aconteceu às 3 horas da tarde o beijo da Cruz, às 19 horas, artistas encenaram pela a primeira vez na comunidade a descida da cruz. Um gesto que emocionou a muitos, e mais uma vez a multidão acompanhou a procissão pelas as ruas do povoado, com cristo morto no esquife, levado pelos os homens e, Nossa Senhora das Dores levada por mulheres, durante todo o percurso a Filarmônica lira Imaculada Conceição, tocou a marcha fúnebre o que deixou a todos com lagrimas nos olhos. A barra de caravelas é a única comunidade, da Paróquia Santo Antonio, que celebra a Semana Santa, de domingo de ramos à missa de páscoa que esse ano foi celebrada pároco Vanderlei Oliveira, às 5 horas de tarde. 
O grande responsável por esse feito é o coordenador de liturgia, Fabio Pinheiro que conversou com nossa reportagem, no Sábado (19/09), logo após a celebração do Fogo Santo e nos falou, das dificuldades e da alegria em fazer todo esse sonho se tornar real.
Fabio Pinheiro Coordenador da Pastoral Litúrgica.
Foto: Diário da Barra
D.B1: Quando foi que você decidiu que poderia realizar todas as celebrações da semana Santa na Barra de Caravelas?
Em 2010 quando eu sentir a vontade de trazer para a comunidade a Semana Santa, ali naquele momento o grupo que estava na igreja não acreditou na proposta, acharam que seria apenas uma loucura, não sei se seria a palavra correta, mas, mesmo assim apostei fizemos o primeiro ano tomou se gosto, a coisa tomou proporção e foi crescendo. 
D.B1: Já em 2010 a comunidade tinha todos os paramentos adequados para realizar as comemorações da Semana Santa? 
Nós não tínhamos todos os conjuntos de imagens, como: Senhor morto, Senhor dos passos, Nossa Senhora das dores, teve que adaptar algumas imagens. Mas assim que nós comprarmos o kit das imagens, agora em 2014, a minha intenção era oferecer a comunidade, uma Semana Santa de fato completa, desde Domingo de Ramos até Domingo de Pascoa. E sobre tudo na sexta feira da paixão, onde nós fizemos à celebração diária como se permite e o mais esperado, o descimento da cruz.
D.B1: Porque somente agora você conseguiu realizar o descimento da cruz? Qual foi sua maior dificuldade? 
A dificuldade primeira, desde o inicio era fazer com que as pessoas me apoiassem, ou seja, a equipe da igreja. Foi um trabalho de longo prazo, somente agora, em 2014 conseguir, implantar mais esse ato do descimento da cruz.
D.B1: você tem se empenhado muito para implantar a semana santa aqui na comunidade, você acha que até aqui a comunidade católica tem correspondido ao seu trabalho?  
Não tenho duvida, na sexta feira (18/04) realmente a comunidade me surpreendeu, eu não sei como foi na paroquia, mais a multidão que seguia o trajeto da procissão realmente pra mim até foi à resposta positiva ao trabalho realizado.
D.B1: Por ser a única comunidade da paroquia que faz a semana santa, como o padre Vanderley ver essa iniciativa?
...temos o total consentimento do pároco.
O padre Wanderley ele não teve ainda o prazer de acompanhar a semana Santa aqui Barra, obviamente Caravelas é a paroquia, ele tem que acompanhar os trabalhos da paroquia. Por isso eu registrei em fotografia e alguns vídeos pra que ele possa ver.  



















Nenhum comentário:

Postar um comentário