segunda-feira, 12 de maio de 2014

Associação realiza Reunião para assinatura dos termos de Adesão do programa bolsa verde.

O Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde, lançado em setembro de 2011, concede, a cada trimestre, um benefício de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas  consideradas prioritárias para conservação ambiental. O benefício será concedido por dois anos, podendo ser renovado. Como 47% das 16,2 milhões de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza estão na área rural, a proposta é aliar o aumento na renda dessa população à conservação dos ecossistemas e ao uso sustentável dos recursos naturais.

A Associação dos Moradores,Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas, em parceria com IcmBio/Resex Cassurubá realizou na quarta-feira, 30/04, às 18:30, na Petisqueira Bar.
A pauta da reunião era assinatura dos termos de Adesão do programa bolsa verde, que beneficiou 60 famílias no Povoado da Barra de Caravelas. Os associados corresponderam ao convite, e marcaram presença superando assim as expectativas dos organizadores. 
Marina Portela
Vice-Presidente da AMPMBC. 
Para Marina Portela, vice-presidente da Associação, a reunião serviu para esclarecer algumas duvidas entre elas como foi feita seleção dos contemplado. Em sua explanação Marina fez questão de afiram que as atividades realizadas pela a “AMPMBC” uma Associação credencia o individuo a receber um beneficio do governo federal.  
Simplesmente sabíamos que estava tendo Associação, nada tem haver com os critérios do governo para contemplar ou não um Associado, nem sempre o fato de ser membro de 
dificuldade por parte do  IcmBio/Caravelas, Joaquim Neto, já havia tentado trazer a Bolsa verde para cá, como a gente tem uma Associação, temos que fazer nossa parte, para ajudar os órgãos também. Então mandei um ofício para o “MMA” Ministério do meio ambiente, e junto enviei as fotos da limpeza da praia, porém em nenhum momento isso foi critério para a escolha dos contemplados. Disse Marina em tom de desabafo. Para Joaquim neto o que a Marina fez foi trabalho de movimento da comunidade, que é importante e necessário. “Só espero que uma coisa que venha pro positivo não se torne uma questão negativa”. Falou Neto.
Joaquim Neto:
ICMbio/Resex Cassurubá
A equipe do IcmBio, esclareceu o que é o Bolsa Verde, como é feito a seleção dos beneficiados, por quem é feito, e quem pode receber.
O Bolsa Verde é mais um beneficio vindo através da Resex Cassurubá/Caravelas-BA.

Bolsa Verde?

Esse novo benefício, parte do Programa Brasil Sem Miséria, é destinado àqueles que desenvolvem atividades de uso sustentável dos recursos naturais em Reservas Extrativistas, Florestas Nacionais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais e Assentamentos Ambientalmente Diferenciados da Reforma Agrária. Territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais também podem ser inclusos no Programa, além de outras áreas rurais definidas por ato do Poder Executivo. O Programa representa um passo importante na direção de reconhecer e compensar comunidades tradicionais e agricultores familiares pelos serviços ambientais que prestam à sociedade.

O Bolsa Verde - instituído pela Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011, e regulamentado pelo Decreto nº 7.572 , de 28 de setembro de 2011 – possui como objetivos: 
1) incentivar a conservação dos ecossistemas (manutenção e uso sustentável), 
2) promover a cidadania e melhoria das condições de vida, 
3) elevar a renda da população em situação de extrema pobreza que exerça atividades de conservação dos recursos naturais no meio rural, e
4) incentivar a participação dos beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, técnica e profissional.







Nenhum comentário:

Postar um comentário